23 de abril de 2014

Prefeitura recebe inscrições para casa própria

A partir de hoje (20) os interessados em adquirir um imóvel dentro do programa habitacional do governo federal Minha Casa Minha Vida, podem procurar a Secretaria de Habitação da Prefeitura de Goiânia para fazer as inscrições. Goiás receberá um investimento de 1,3 bilhões de reais para viabilizar a construção de cerca de 27 mil casas e apartamentos.

O atendimento na Avenida Atílio Correia Lima, número 764, Cidade Jardim, sede da Secretaria Municipal de Habitação obedecerá ao horário comercial. As inscrições não poderão ser feitas por telefone ou internet. O cidadão deve apresentar documentos pessoais e comprovar idoneidade financeira além de não possuir qualquer outro benefício em programas habitacionais anteriores ou casa própria.

A Prefeitura de Goiânia receberá interessados cuja renda não ultrapasse até três salários mínimos e para estas famílias não haverá análise de crédito e de capacidade de pagamento. As prestações a partir de R$ 50,00 só devem ser pagas quando da entrega do imóvel. Os colocados nesta categoria terão subsídio integral com isenção de seguro e dos custos cartoriais para o registro do imóvel.

Para os planos acima de três salários é preciso procurar uma das agências da Caixa Econômica Federal. Para esta categoria há algumas restrições, como não haver, por parte do interessado, financiamento ativo no Sistema Financeiro da Habitação ou desconto concedido do PFGT para modalidades diversas de financiamento. Para os incluídos nesta escala salarial diferentemente do plano de até três salários mínimos é feita uma análise cadastral junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Escalas do Programa Minha Casa, Minha Vida

Até 3 Salários Mínimos:

• Subsídio integral com isenção do seguro.

• Prestação mínima de R$ 50,00 e comprometimento de até 10% da renda familiar, por 10 anos.

• Isenção de todos os custos cartoriais para o registro dos imóveis.

Até 6 Salários Mínimos:

• Fundo garantidor e redução de seguro.

• Pode comprometer até 20% da renda familiar para pagamento da prestação.

• Paga apenas 10% dos custos cartoriais para registro de imóveis.

Até 10 Salários Mínimos:

• Redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidor.

• Reduz 80% dos custos cartoriais para os registros dos imóveis.

Número de prestações garantidas:

• 5 a 8 salários mínimos - 24 prestações.

• 8 a 10 salários mínimos - 12 prestações.

Os custos das casas variam de acordo com a localização

Disponível em: http://prefeitura-goiania-go.jusbrasil.com.br/politica/2447825/prefeitura-recebe-inscricoes-para-casa-propria